Bom dia todas as
cores – Ruth Rocha (atividades)
O que o aluno poderá
aprender com esta aula?
·
Perceber
o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.
·
Identificar
a ideia de tempo que o verbo transmite.
·
Empregar
os verbos nos tempos presente, passado e futuro.
Atividade 1
Conte a história “Bom
dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.
Sinopse:
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou
feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e
foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um
sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor,
mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível
agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
(neste site, há várias sugestões de atividades relacionadas)
Faça a interpretação oral e coletiva,
recordando as personagens, suas ações, o problema apresentado e a solução
encontrada.
Divida a turma em grupos e apresente
diferentes frases da história contada com os verbos destacados em cada uma
delas.
Camaleão acordou de
bom humor.
Amanheceu rapidamente
na floresta.
O
sapo é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Camaleão ficou muito
feliz com a sua cor.
Explore
as palavras destacadas em cada uma das frases, perguntando às crianças:
·
Em
qual das situações, a palavra destacada na frase indica uma ação?
·
Em
qual das frases, a palavra em destaque indica um estado, uma condição do
sujeito?
·
Em
qual das frases, a palavra destacada expressa uma mudança de estado, uma
alteração no comportamento?
·
Em
qual delas, a palavra destacada indica um fenômeno da natureza?
Converse com as
crianças sobre o que entendem por verbo e registre suas conclusões no caderno.
Exemplo:
As palavras
destacadas nas frases são verbos. Eles podem indicar fatos como uma ação,
um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.
Atividade 2
Espalhe
pelo pátio cartões com verbos em diferentes tempos e desafie as crianças a
encontrá-los.
Depois,
apresente a brincadeira. As crianças deverão formar grupos com os verbos
encontrados, utilizando os seguintes critérios:
·
Verbos
que transmitem a idéia de algo que já aconteceu.
·
Verbos
que sugerem a idéia de algo que está acontecendo no momento.
·
Verbos
que transmitem a idéia de algo que ainda acontecerá.
Professor,
você deverá conferir se está correta a relação entre os cartões e seus grupos e
avisar que eles precisam ficar juntos.
As
crianças devem inferir como é formado o grupo, analisando o que já descobriram.
A
brincadeira termina quando todos localizarem o seu grupo.
Em
seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e
qual o raciocínio que estabeleceram para encontrar o seu grupo.
Explore
com as crianças que os verbos apresentados se referem à ontem, hoje e amanhã.
Apresente
cartões coloridos com as palavras: passado ou pretérito, presente e futuro.
Desafie a turma a identificar o cartão referente ao seu grupo de verbos.
Atividade 3
Apresente
a música “O Camaleão” de Paulo Tatit e Zé Tatit. (CD Mil Pássaros – faixa 08)
Um camaleão rosa
choque
Ou rosa grená
Despertou numa manhã
tão cheia
De cores no ar
Deu bom dia pra
violeta
Roxa e lilás
Lavou o seu rosto no
orvalho
Verde a brilhar
-Eu visto a cor que
eu quero
- Se há sol eu sou
amarelo
Subiu pelos galhos da
figueira
E ficou marrom
Encontrou o vagalume
aceso
E virou neon
Quando ouviu o sabiá
cantando
Já mudou de tom
Qualquer cor que
pinte pela frente
Ele acha bom
Distribua a letra da
música para as crianças e pergunte:
·
Em
que tempo verbal está escrita a música?
·
Se
a informação se referisse ao passado, como estaria escrita?
Reescreva a música,
alterando o que for necessário.
Agora, reescreva esta
música no tempo futuro.
Pinte, na frase que
foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.
Registre as
descobertas feitas pelas crianças.
Exemplo:
Os verbos podem
apresentar flexão de tempo: passado ou pretérito, futuro e presente.
As ações que já
ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda
acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no
tempo presente.
Professor, o uso do
livro “Bom dia, todas as cores!” é uma sugestão de escolha individual. Use a
história de sua escolha e adapte esta aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário