quinta-feira, 12 de setembro de 2013

video
Bom dia todas as cores – Ruth Rocha (atividades)

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
·         Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.  
·         Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.  
·         Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.

Atividade 1
Conte a história “Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.

Sinopse:
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm (neste site, há várias sugestões de atividades relacionadas)
Faça a interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema apresentado e a solução encontrada.

Divida a turma em grupos e apresente diferentes frases da história contada com os verbos destacados em cada uma delas.

Camaleão acordou de bom humor.
Amanheceu rapidamente na floresta.
O sapo é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Camaleão ficou muito feliz com a sua cor.

Explore as palavras destacadas em cada uma das frases, perguntando às crianças:
·         Em qual das situações, a palavra destacada na frase indica uma ação?
·         Em qual das frases, a palavra em destaque indica um estado, uma condição do sujeito?
·         Em qual das frases, a palavra destacada expressa uma mudança de estado, uma alteração no comportamento?
·         Em qual delas, a palavra destacada indica um fenômeno da natureza?

Converse com as crianças sobre o que entendem por verbo e registre suas conclusões no caderno.
Exemplo:
As palavras destacadas nas frases são verbos. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.

Atividade 2
Espalhe pelo pátio cartões com verbos em diferentes tempos e desafie as crianças a encontrá-los.
Depois, apresente a brincadeira. As crianças deverão formar grupos com os verbos encontrados, utilizando os seguintes critérios:
·         Verbos que transmitem a idéia de algo que já aconteceu.
·         Verbos que sugerem a idéia de algo que está acontecendo no momento.
·         Verbos que transmitem a idéia de algo que ainda acontecerá.

Professor, você deverá conferir se está correta a relação entre os cartões e seus grupos e avisar que eles precisam ficar juntos.
As crianças devem inferir como é formado o grupo, analisando o que já descobriram.
A brincadeira termina quando todos localizarem o seu grupo.

Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual o raciocínio que estabeleceram para encontrar o seu grupo.
Explore com as crianças que os verbos apresentados se referem à ontem, hoje e amanhã.
Apresente cartões coloridos com as palavras: passado ou pretérito, presente e futuro. Desafie a turma a identificar o cartão referente ao seu grupo de verbos.

Atividade 3
Apresente a música “O Camaleão” de Paulo Tatit e Zé Tatit. (CD Mil Pássaros – faixa 08)

Um camaleão rosa choque
Ou rosa grená
Despertou numa manhã tão cheia
De cores no ar
Deu bom dia pra violeta
Roxa e lilás
Lavou o seu rosto no orvalho
Verde a brilhar

-Eu visto a cor que eu quero
- Se há sol eu sou amarelo

Subiu pelos galhos da figueira
E ficou marrom
Encontrou o vagalume aceso
E virou neon
Quando ouviu o sabiá cantando
Já mudou de tom
Qualquer cor que pinte pela frente
Ele acha bom

Distribua a letra da música para as crianças e pergunte:
·         Em que tempo verbal está escrita a música?
·         Se a informação se referisse ao passado, como estaria escrita?

Reescreva a música, alterando o que for necessário.
Agora, reescreva esta música no tempo futuro.
Pinte, na frase que foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.

Registre as descobertas feitas pelas crianças.
Exemplo:
Os verbos podem apresentar flexão de tempo: passado ou pretérito, futuro e presente.
As ações que já ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no tempo presente.


Professor, o uso do livro “Bom dia, todas as cores!” é uma sugestão de escolha individual. Use a história de sua escolha e adapte esta aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário